30/03/2011

Poker for a Living

Nalguns dos maiores fóruns de poker tem-se falado do tema " poker for a living". Isto fez-me pensar novamente no assunto, tentando reflectir sobre várias perspectivas, ver os pros e os contras de ser jogador profissional. Este post basear-se-á na minha opinião pessoal, em como o poker ajuda/prejudica a minha vida.

Como em todas as profissões, também o poker tem aspectos positivos e negativos. Os aspectos negativos que mais se costumam referir são: muitas horas de solidão; stress elevado em períodos de downswing; poker visto com maus olhos pela sociedade; horários constantemente trocados.

Olhando para esses problemas eu respiro tranquilo, pois não me identifico com quase nenhum.

- Muitas horas de solidão: felizmente nunca tive este tipo de problema. O poker nunca interferiu de modo negativo na minha vida social. Continuo a sair, a ter um belo grupo de amigos e graças ao poker fiz algumas novas amizades.


- Stress elevado em períodos de downswing: é um facto que os períodos em que a variância se vira contra nós são duros de enfrentar. Mas eu, como todos os outros jogadores, temos de estar preparados para isso, temos
de ter uma gestão cuidada da nossa banca para evitar situações desagradáveis. E felizmente, eu sou cuidadoso nesse aspecto e mesmo que fique um ou dois meses sem ganhar isso não afecta o meu nível de vida. Porque felizmente o poker proporcionou-me juntar dinheiro suficiente para estar preparado nessas alturas.

- Poker visto com maus olhos pela sociedade: isto de facto às vezes pode ser um problema e sermos olhados com desconfiança pelos outros, muitas vezes confundem-nos com viciados no jogo. Confesso que é uma
situação que não me agrada muito, mas tudo o que posso fazer é tentar explicar o que é o poker e em como a skill é muito mais importante que a sorte no longo prazo.


- Horários trocados: Também aqui não me identifico muito. Tenho horários relativamente normais, só raramente jogo pela noite dentro. E, essas excepções, provavelmente também as teria noutra profissão, como se tivesse que fazer balanço, ou que preparar alguma reunião, ou trabalhasse por turnos.
A verdade é que eu me sinto um privilegiado em ser jogador de poker, e são muito maiores os aspectos positivos que os negativos. E fazendo uma analogia com o futebol, eu ainda me sinto um jogador jovem que está na 2ª divisão e que ainda tem muito para aprender e evoluir. Tenho os pés bem assentes na terra,
não me iludo com o mundo fácil que muitos pintam, mas também não tenho o pessimismo de outros. O poker nunca será prejudicial assim queiramos! Assim tenhamos consciência de que é um jogo em que apenas controlamos uma variável( aqualidade do nosso jogo, evitar o tilt, jogar o nosso A game) e em que a outra variável nos é externa (cartas) e certamente o sucesso aparece com naturalidade.
È fácil? Não, é preciso muita dedicação e estudo constante, mas sem dúvida que vale a pena. Com trabalho e dedicação tudo se consegue, luta pelos teus sonhos como eu vou lutando pelos meus.

Vemo-nos nas mesas da Bestpoker , um abraço para todos
Jimmy aka nnicoji

2 comentários:

  1. Grande post Jimmy!!!
    Eu não vivo do poker, mas considero-me proam, pois dedico muitas muitas horas a este desporto. Também tenho vida social, tenho treinos de squash, treinos de apneia, faço caça submarina e quando há tempo jogo bowling. Haja gestão...de tempo :)
    Em relação à sociedade sou da mesma opinião, irrita-me, mas o que sinto é que principalmente nas pessoas mais velhas, por muito que tentemos explicar, não querem entender. Há pessoas que dizem que estou viciado no poker. Eu costumo responder assim: Se queres evoluir em qualquer situação na vida, tens que dedicar muitas horas para essa causa. O poker não é diferente. A não ser que tenhas nascido com o cú virado para a lua...
    Keep going!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. ty curioso :)
    Tens toda a razão quando dizes que para evoluir no que quer que seja é preciso muita dedicação. Relativamente à sociedade, ainda temos uma gigante luta pela frente, mas nada de desistirmos!
    abraços

    ResponderEliminar